Translate

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Desmatamento na Avenida Independência em Piracicaba

                A Prefeitura de Piracicaba realizou o corte de 20 árvores existentes na Avenida Independência, apenas em seu trecho que passa ao lado do Cemitério da Saudade e do Estádio Municipal Barão de Serra Negra, de aproximadamente 200m. Segundo reportagens na imprensa local, eram todas sibirunas, árvores que não possuem muita admiração por parte de boa parte da população, devido aos “problemas” (??) provocados pelas suas folhas, flores e raízes. No lugar delas, a Prefeitura diz que serão plantados ipês (talvez as árvores que exercem maior fascínio, maior admiração das pessoas), dando uma falsa sensação de melhoria do local.

                O corte ocorreu na manhã de ontem (29/05/14), chamando a atenção de todos que passavam no local e provocando a revolta de muitos, que aproveitavam o trânsito lento e tiravam fotos com seus celulares. Em poucos minutos, as fotos foram compartilhadas e “invadiram” as redes sociais. A página “O rio é nosso e agora nós vamos defendê-lo” compartilhou uma matéria do site G1 sobre o assunto e em poucas horas esse post foi visualizado por mais de 6000 pessoas, e teve mais de 50 compartilhamentos de pessoas que queriam expressar a sua indignação em seus perfis no Facebook.

                O Instituto AIMARA esteve no local na manhã desta sexta feira (30/05/14). A primeira constatação é que não foram cortadas apenas sibipirunas, mas também, um falmboyant e em ipê. Porém, esse não foi o único problema constatado, nem o maior deles.  Não eram todas as árvores que estavam ocas e com cupins, constatamos “problemas” em apenas 10 das 20 árvores analisadas. As fotos a seguir mostram que este Flamboyant (Delonix regia) estava, pelo menos, aparente e extremamente saudável.
Foto: Antonio Claudio Sturion Junior

                Essas fotos são dos galhos do Flamboyant, e como podemos observar não existe nenhum sintoma de podridão, ataque de cupins, de outras pragas e de doenças. Evidentemente, devemos levar em consideração que um dos maiores problemas é o ataque de cupim subterrâneo, que começa a destruir a árvore de baixo para cima. Por sorte, encontramos uma Sibipiruna cortada bem rente ao solo, mostrada na foto a seguir, e que também não possui indícios de “problemas”. O problema nesse caso foi a proximidade com o poste.

Foto: Antonio Claudio Sturion Junior

                Algumas árvores, como dito anteriormente, apresentavam pedaços ocos em seus troncos, conforme foto a seguir; outras, problemas menores. Pouquíssimas apresentavam problemas considerados “sérios”. Observe a foto a seguir. Embora atacada por cupim, será que seria realmente necessário matá-la para prevenir uma possível futura queda? Devemos lembrar que recentemente uma chuva forte derrubou um pedaço do muro do cemitério e essas árvores continuaram de pé (assim como o “Chichá do São Dimas”, que recentemente foi condenado à morte e que continua de pé).

Foto: Antonio Claudio Sturion Junior


Foto: Enéas Xavier de Oliveira Jr.
               Ao final da nossa vistoria, um fato nos chamou muito a atenção. Uma daquelas cenas que cortam o coração de todos aqueles que são amantes da natureza (isso mesmo nossos corações, assim como o de muitos piracicabanos, já estavam bastante “surrados” pelas fotos tristes que vimos nas redes sociais e por ter ido presenciar in loco essa tremenda barbárie ambiental. Um Beija Flor Tesourão cantava, pousado em um galho de Pau Brasil (uma das únicas árvores que restaram), como se quisesse transmitir para nós o seu lamento por todas aquelas árvores mortas (as sibipirunas possuem flores atrativas aos beija flores).


Foto: Antonio Claudio Sturion Junior
                Saímos do cemitério e descemos a Avenida Independência, olhando as árvores e já pensando no pior que ainda possa estar por vir. Paramos no final da avenida, onde existe uma Sibipiruna quase na esquina com a Rua Governador. A área da copa dessa árvore é de aproximadamente 9m x 12m. Fizemos uma avaliação superficial das condições dessa árvore, e aparentemente ela não apresenta nenhum problema de ataque de pragas, doenças, nutrição e de desenvolvimento das suas raízes. Nessa avaliação, tivemos o prazer de constatar a presença de um ninho de Asa Branca, com  seus filhotes. Prazer enorme que contrastava com a dúvida de quantos ninhos podem ter sido derrubados, ou deixarão de ser construídos naquelas árvores que foram mortas ontem.

               Não vamos entrar nos BENEFICIOS (que são MUITOS) que as arvores grandes (não gosto do "velhas") proporcionam. Cortá-las para PREVENIR uma POSSIVEL queda é um absurdo. São graves?? Sim. Preocupam? Sim. Podem provocar danos ao patrimônio individual? Sim. Mas a chance de isso ocorrer é pequena. E os benefícios (despoluição do ar, menor temperatura, aumento da umidade, etc) compensam esse baixo risco. Ou então vamos proibir os CARROS e andarmos todos a pé, porque os carros também proporcionam risco às pessoas, podendo até matar (e o número de acidentes e mortes por acidentes de carro é muito maior que o provocado pela queda de árvores). Ninguém é contra os carros, já que eles (e os ônibus) são fundamentais para a nossa mobilidade. Então pr que MATAR as arvores por PREVENÇAO de problemas?! Mesmo, porque, elas são fundamentais à VIDA!


Antonio Claudio Sturion Junior, Engenheiro Agrônomo (ESALQ-USP)
Eneas Xavier de Oliveira Junior, Advogado Mestre em Direito Ambiental (UNIMEP)
Ninfa Zamprogna Barreiros, Economista Doméstica (ESALQ-USP)


Foto: Antonio Claudio Sturion Junior

10 comentários:

  1. Um ABSURDO isso que fizeram com TODAS as árvores, diz que vão plantar novamente o que duvido muito porque todo projeto que tem so fica no papel. E mesmo que plantem o tempo de crescimento vai muito tempo. PARABENS PREFEITURA E SEDEMA POR ASSASSINAREM ESSAS ARVORES E TIRAREM MORADIA DE MUITOS PASSARINHOS

    ResponderExcluir
  2. Por mais impactante que seja, se há um laudo de um eng. florestal/agrônomo, não dá pra questionar com fotos e textos emotivos.
    Muitos problemas em árvores são ocasionados por fungos. E situações como essa colocam em risco pessoas que transitam pelo local. É infinitamente melhor previnir que remediar. Essas não eram as melhores árvores pro local, e estando doentes a situação era ainda pior. Não reduzam o tema a emoções. Está longe disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eng ruim este hein?!

      Excluir
    2. Não sabe de nada... Essa prefeitura faz muita besteira. Eu como agrônomo passei recentemente nesse lugar e verifiquei que a maioria estava em boas condições fitossanitárias.
      Então vamos acabar com todas as árvores pois elas podem cair. Também acabar com todas os carros pois matam muita gente.

      Excluir
  3. Prefeitura de Piracicaba sendo prefeitura de Piracicaba!!! Ridículo a parte de vocês
    !!

    ResponderExcluir
  4. Nome: Desvio de Verba
    Sobrenome: Pública

    ResponderExcluir
  5. A poda foi um crime ambiental!!! Se o problema era cupim ou outra coisa, a poda esta errada, mas como não foi o caso, estas podas foram ilegais!!! Alguém ai de Piracicaba tem que acionar o Ministério Público, levando fotos e o endereço do crime!!!

    ResponderExcluir
  6. Quanto "mimimi" aquelas árvores não nasceram sózinhas la, parem de ser dramáticos e vão até os responsáveis e peçam urgência no replantio de outras plantas, ou arrumem um serviço em órgãos que promovem o reflorestamento, ao invés de ficar atras do computador causando em casos extremamente fáceis de serem resolvidos! Sem falar na frescura para postar comentários nessa página!

    ResponderExcluir
  7. A prefeitura de Piracicaba é um lixo. Cortaram apenas para promover aquele muro sem graça. Antes as árvores que aquele lixo de pinturas.

    ResponderExcluir