Translate

sábado, 2 de novembro de 2013

População de onça pintada diminui em todo o Brasil.

 Em meados de 2010, publicamos matéria a respeito do avança de empreendimentos imobiliários no interior paulista sobre os remanescentes verdes <http://institutoaimara.blogspot.com.br/2010/08/desequilibrio-ambiental-no-interior.html>. Tal fato tinha como consequência não apenas a degradação ambiental, com declínio da qualidade de vida; mas, também, elevou a incidência de animais silvestre em loteamentos urbanos. Tornou-se comum as "visitações" de onças pardas, por exemplo, em condomínios fechados, causando sustos na população. Os órgãos do Estado, quando acionados, reconduzem estes animais ao seu habitat natural. Todavia, com a expansão da malha urbana, o espaço animal tem sido reduzido - e, obviamente, a quantidade de espécimes também.
 
    Pois bem. Um amplo estudo foi concluído sobre a população de onças-pintadas no Brasil e os resultados não são nada animadores: nas últimas décadas, houve uma redução de sua população em todos os biomas nacionais. Na Amazônia, a redução foi de 10%; na Mata Atlântica, por sua vez, este declínio chegou a 80%.
 
    As causas, de forma padronizada, é a intervenção humana. A Mata Atlântica é conhecida por concentrar os maiores conglomerados urbanos e populacionais do país. As regiões onde tradicionalmente se encontravam verdadeiros berços de reprodução da fauna brasileira, há tempos (em alguns casos, há mais de século), já foram devastados. A população de onças, então, tornou-se dispersa. A fronteira agrícola também não pode ser desprezada.
 
    O homem não quer este animal perigoso próximo as suas moradias - muito menos, perto de seus rebanhos. Sem fonte regular de alimentos, as onças adentram em seu espaço então invadido pela atividade humana. Nesta perspectiva, não é incomum a morte destes animais por iniciativa humana. Às vezes, por "vingança" pela morte de rebanhos; outras, pela "necessidade" humana de afastá-los. Há inclusive casos de "safáris" a onças pintadas.
 
    Na caatinga e no cerrado a situação é ainda mais grave. Crê-se que existam apenas 250 onças-pintadas capazes de se reproduzir em cada bioma. E a inexistência de corredores ecológicos capazes de fomentar o fluxo gênico atua como obstáculo quase intransponível à preservação da espécie. A troca de material genético entre indivíduos é indispensável ao seu fortalecimento e prosperidade dos descendentes.
 
    Caso medidas não sejam tomadas para contornar esta situação, a população de onças-pintadas pode desaparecer em alguns biomas. Neste intuito, cientistas visam à implementação do Plano de Ação Nacional para Conservação da onça-pintada, criado em 2009. Dentre os objetivos está o aumento de 20% da população no bioma Mata Atlântica que seria atingido, principalmente, por meio de conscientização e educação do homem para que não mate as onças.

       As onças eram encontradas de extensões meridionais argentinas até o sul dos Estados Unidos. Há registros recentes de espécimes no Arizona, Califórnia, Texas e Novo México. Noutros países, entretanto, já se tem a declaração de extinção - caso do Uruguai e de El Salvador.

      A presença de predadores de grande porte são "termômetros" de equilíbrio em um ecossistema. Por estarem no topo da cadeia alimentar, toda uma estrutura "inferior" de vida se faz necessária para lhe dar suporte, para se alimentar. Recentemente, um vídeo foi vastamente divulgado na internet de uma onça caçando um jacaré no Pantanal.

8 comentários:

  1. Viu o peão da UHE Belo Monte estraçalhado ... !?
    Já ficou à noite na Serra do Espinhaço, c/ ela urrando e comendo s/ cão ... !?
    ... pára c/ demagogia . . . ! ! !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem manda vocês invadirem o espaço que é do animal, em todo canto o ser humano se acha exclusivo, dono do mundo. Gentinha egoísta e gananciosa.

      Excluir
  2. Viu o peão da UHE Belo Monte estraçalhado ... !?
    Já ficou à noite na Serra do Espinhaço, c/ ela urrando e comendo s/ cão ... !?
    ... pára c/ demagogia . . . ! ! !

    ResponderExcluir
  3. N vai pra serra seu prego ótario da porra e fica na cidadezinha de merda seu cagão junto a merda do seu cachorro. Olha quantas onças tem no mundo pra vc se achar no direito de matar.pula do predio porra ou então se joga na frente do onibus.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. LAMENTAVEL A JUSTIFICATIVA DO JOAO LEAO. COM ESSE NOME,ELE TINHA MAIS QUE ESTAR A FAVOR DOS FELINOS.

    ResponderExcluir