Translate

domingo, 4 de abril de 2010

O Instituto Aimara na Luta pela Preservação Ambiental


O Instituto Aimara realizou duas importantes ações na defesa e preservação do meio ambiente de Campinas, no Estado de São Paulo. Através de seu corpo jurídico, duas representações foram protocoladas no Ministério Público.

"O Município de Campinas, assim como a maioria das cidades brasileiras, apresenta graves incongruências na preservação ambiental. Apesar de um vasto e claro ordenamento jurídico que proíbe determinadas práticas lesivas ao meio ambiente, observamos que a Lei é desrespeitada. A busca por capital sobrepõe-se à preocupação ambiental. E, assim, tanto o Poder Público quanto a iniciativa privada cometem erros gravíssimos", observa Gustavo Rocco, vice-presidente da Associação.

Uma das representações aborda o Distrito de Barão Geraldo, especificamente, um empreendimento comercial localizado em área de preservação permanente, às margens do Ribeirão das Pedras. "Há um intenso desequilíbrio ambiental nesta área. O Ribeirão das Pedras sofre com uma gestão pública ambiental insustentável. Imagine que um dos maiores shopping centers brasileiros foi construído exatamente em cima de seu curso, soterrando-o e comprometendo a qualidade de suas águas. As sucessivas canalizações, também, foram determinantes à morte da fauna e da flora aquáticas. Quanto a representação ao Ministério Público, em específico, expressa nossa insatisfação com o cuidado dispensado ao meio ambiente pela Prefeitura e pelo comércio da região", afirma Gustavo.

Noutra representação, abordaram-se o descarte ilegal de resíduos sólidos e, também, o despejo de esgoto doméstico em curso d'água localizado a menos de um quilômetro da Cidade Judiciária Campineira.

"Importante salientar que estas localidades são fragmentos remanescentes da Mata Santa Genebra, a segunda maior floresta urbana do Brasil. Definitivamente, lutamos contra uma gestão ambiental que não queremos para o nosso Município", lamenta Gustavo.
O Instituto Aimara se destaca como modelo de representatividade social na defesa do meio ambiente. Junte-se a nós. Para obter maiores informações, entre em contato conosco: institutoaimara@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário