Translate

segunda-feira, 21 de junho de 2010

E o Vazamento Continua!


    O vazamento de petróleo no Golfo do México está completando dois meses de existência, e sua expectativa de vida aumenta a cada dia que se passa. A British Petroleum, principal companhia responsável pela exploração naquele poço, afirmou nesta segunda (21/06) que já gastou o equivalente a R$ 2 bilhões com toda operação de contenção de óleo e reparação de danos.

    A PB tem sido bombardiada na mídia americana. O presidente da companhia, Tony Hayard, esteve no último dia 17 no Congresso Norte-Americano fornecendo explicações sobre os procedimentos tomados até agora. Enquanto o desastre toma dimensões imprevisíveis, a empresa petrolífera tenta amenizar o impacto negativo de sua imagem circulando propagandas de responsabilidade ambiental - assim como a Petrobrás faz ordinariamente no Brasil.

     Curioso pensar que representantes da BP já estavam nas imediações de comunidades então seriam atingidas pelo acidente dois dias após as explosões que mataram 12 empregados. O objetivo da empresa era firmar um contrato de sigilo com as famílias que dependem da pesca naquela região, onde foi estipulado um reembolso simbólico, analisando-se caso a caso.

      Imediamente, logo após o anúncio do vazamento, foram veiculadas imagens do vazamento do petroleiro Exxon Valdez que atingiu a costa do Alasca há mais de 20 anos. Em entrevista a uma rede de televisão norte-americana, os atingidos por aquele desastre alertaram às vítimas do vazamento da BP para não acreditassem nas promessas do Governo e, principalmente, da empresa pretrolífera.

    As estimativas variam: afirma-se que entre 9,5 e 16 milhões de litros de óleo são despejados por dia no Golfo do México! E a cada semana uma nova tentativa falha de tentar deter o vazamento.

     De certo, apenas, resta a certeza de que o Brasil precisa ser cauteloso na exploração da camada pré-sal, pois a consequências de um possível desastre na costa brasileira atingiriam uma magnitude bem maior!